Contextualização
Os professores da área de linguagem, objetivando compreender as mudanças que houve no processo de ensino-aprendizagem no período de 1991 – ano de fundação do Colégio Magister – até os dias atuais, escolheram revisitar as festas juninas realizadas nessa Instituição de Ensino. Optou-se por esse subtema, porque a culminância da Mostra Pedagógica ocorreu no mês de junho e os festejos juninos foram cancelados mais uma vez por causa da pandemia. Por isso, consideramos importante relembrar os bons momentos vividos nesse período e reinventar o modo de celebrar essa festa que é tão especial, principalmente para os nordestinos.
Abordamos com os alunos do 7º ano a origem da festa no Brasil, especialmente na região Nordeste, bem como suas tradições que incluem: as comidas, as danças típicas, as músicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas. Além disso, os discentes pesquisaram a influência da cultura country nas músicas sertanejas, sob a orientação do professor de Língua Inglesa.
Propusemos aos estudantes a (re) produção de causos, (re) criação de cenários, vestimentas, danças que marcaram os festejos juninos do Magister e o registro de todo o trabalho produzido por meio de fotografias, vídeos, podcast e etc. Dessa forma, incluímos as ferramentas digitais em nossa prática docente, visando estimular a aprendizagem de forma lúdica.
Cada disciplina teve a oportunidade de explorar aspectos específicos da sua área de atuação, como movimento e psicomotricidade (Educação Física), artes plásticas (Artes), variação linguística e gênero oral Causo (Língua Portuguesa e Língua Inglesa).
Acreditamos que o tema dessa Mostra Pedagógica contribuiu para que os (as) alunos (as) e professores (as) tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais a história do colégio, ampliar seus conhecimentos sobre a cultura popular brasileira e experimentar momentos divertidos. Nesta página, você vai conferir o resultado dos trabalhos produzidos, de forma remota, pelo grupo.
Podcasts
A modalidade oral da língua foi privilegiada na produção desse trabalho, pois se entende que os/as estudantes devem (re)conhecer e valorizar a diversidade linguística existente na língua portuguesa, adequar sua linguagem de acordo com o contexto de uso e evitar o preconceito linguístico que consiste em supervalorizar uma única forma de falar, pautada na gramática normativa e que, geralmente, não reflete os usos reais de nenhum grupo de falantes.
Referência bibliográfica
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015
Podcasts música Country
As Artes visuais e a disciplina de Educação física ao longo dos 30 anos do Colégio Magister
O Colégio Magister acompanha a cada tempo as revisões dos saberes e conhecimentos respaldado pelo Ministério da Educação buscando sempre contemplar transparência, honradez, compromisso, satisfação e responsabilidade para com os seus educandos.
Na vertente das Artes Visuais e Educação física, o colégio busca as habilidades das crianças e adolescentes como modo de produção, construção, experiências, diversão e sapiência, além de aprimorar capacidades psicomotoras e ludicidade através da aprendizagem.
As tecnologias permearam nas escolas e na vida cotidiana dos sujeitos. A disciplina de Artes Visuais juntamente com Educação Física direciona ações inovadoras e transformadoras, como exemplo, os recursos audiovisuais e a cultura do movimento: cinema, vídeos, teatro, performances, a fotografia, dança, expressão do corporal e outros, assim essas modalidades são formas de expressão e uma novos saberes amplos.
Nesse período, projetos e festivais foram crescendo e galgando cada vez mais a vontade da participação de toda comunidade escolar. Cada detalhe sempre planejado, pensado e executado com grande engajamento e dedicação de todos.
O desenvolvimento artístico, cultural e estético são parte de elementos essenciais dos saberes dos alunos solidificando sua identidade enquanto sujeito da sociedade.
A disciplina de Artes Visuais e Educação Física dentro do colégio Magister no mês junino é pensado de modo inovador, ou seja, é lançada uma proposta em que os alunos se auto desafiem por meio de suas produções, interatividade, ludicidade e participação da família com a escola para o nosso São João online. Assim, a mediação na disciplina de Arte e Educação Física com o envolvimento da Mostra Pedagógica 2021 foi trazer a proposta para os alunos do 7º ano do Fundamental II de tal modo: arrumação de cenários com materiais recicláveis e acessíveis em casa, danças típicas, brincadeiras representativas do festejo junino.
Os alunos usaram a criatividade com os seus improvisos em tempos difíceis e de isolamento social.
Casamento na roça
Vídeos dança
Brincadeiras