Contextualização
A ideia de ser criança e de infância, vai se modificando com a época e com a sociedade em que a criança está inserida. A criança de três décadas atrás não é a mesma da atualidade, não brincam da mesma forma nem com os mesmos brinquedos, assim devemos levar em conta as questões históricas, culturais e sociais. Desta forma a concepção de infância pode ser entendida sob diversos olhares, tempos e espaços.
Nesse sentido o grupo do primeiro ano do Ensino Fundamental, escolheu investigar a infância focando nos jogos e brincadeiras, construindo brinquedos com materiais recicláveis, desenvolvendo a imaginação, expressando o que vivem e sentem.
O grupo do segundo ano destacou a importância de trabalhar com a música e instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis. Destacando a importância de se trabalhar a música em sala de aula mesmo nessa nova modalidade de ensino, enquanto gênero textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração e socialização através de vivências com a música.
Os estudantes do 3° ano, em conjunto com a docente responsável pela turma, desenvolveram a temática: “Olhares sobre a infância através dos jogos e brincadeiras antigas e atuais”, buscando rememorar e explorar jogos e brincadeiras antigas que proporcionam aprendizagens e diversão para as crianças.