A evolução do empreendedorismo e da Matemática no Brasil nos últimos 30 anos na Educação
Como é do conhecimento de todos, a educação tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma nação.
A evolução nas práticas educativas, na formação de educadores qualificados, a criação de políticas educativas e com a utilização das tecnologias, contribuíram e foram determinantes nesta evolução destes sistemas educacionais, com vistas a preparar o melhor possível as novas gerações para o mundo de hoje e, principalmente, o de amanhã.
Mesmo assim, segundo o relatório anual da educação, desenvolvido pela instituição,Todos pela Educação, que é uma organização sem fins lucrativos composta por diversos setores da sociedade brasileira e liderada por empresários com o objetivo de assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos, neste ritmo de progressão dos últimos anos, o mundo estará ainda, até meio século de atraso em relação ao objetivo anunciado nas metas da ONU no início do milênio, onde só teremos uma escolarização primária universal efetiva somente a partir de 2042.
A UNESCO, encarregada de coordenar o acompanhamento desses objetivos, necessita sempre apelar por esforços financeiros sem precedentes. Os montantes necessários, estimados na ordem de US$ 5 bilhões ao ano, mostram-se inalcançáveis, tendo em conta as restrições das finanças públicas dos países de baixa renda e a redução da ajuda internacional. Disso resulta um apelo à criação de um fundo mundial.
Reformas dos programas de ensino têm sido feitas no mundo todo, derivadas dos novos desafios trazidos pela aceleração do progresso tecnológico, pelo impacto do digital, e pela crescente internacionalização da vida econômica e social. A evolução destes programas,não atende apenas à ideia da melhor preparação dos jovens para as profissões do futuro, mas também de torná-los cidadãos lúcidos e ativos, aptos a enfrentar os principais desafios da sociedade e promover um desenvolvimento sustentável.
Dentre estas principais mudanças sociais que influenciou a área da educação foi a chegada das tecnologias de comunicação e informação, além de um melhor preparação e especialização dos professores.
A evolução da tecnologia possibilitou mais que a conexão de equipamentos tecnológicos, ela viabilizou novas formas de conexões entre as pessoas, em tempo real independente da localização geográfica.
A internet se tornou uma poderosa estratégia de produção e compartilhamento de conhecimento, seja para o espalhar iniciativas ou como ferramenta didática, trazendo uma nova dinâmica para a sala de aula.
A matemática e o empreendedorismo contribuíram positivamente nesta evolução com a criação e desenvolvimento de ferramentas educacionais,novos métodos de ensino, modelos de gestão das empresas e na qualificação dos profissionais para a utilização das diversas ferramentas e modelos proposto.